chamuscal apartilhatecfresh2018 slide

casa mortuaria ribeira1

A nova casa mortuária da Ribeira de Santarém, situada junta à Igreja de Santa Iria, foi inaugurada esta quarta-feira, 12 de setembro. A obra, orçada em 120 mil euros, vem dar resposta a uma necessidade com vários anos.

A verba em causa foi suportada pela União de Freguesias da Cidade de Santarém, tendo a Câmara Municipal de Santarém contribuído financeiramente e com a ajuda de técnicos da autarquia, que conseguiram desbloquear o processo de construção junto da Direção Geral do Património Cultural (DGPC).

Esta entidade só aprovou a terceira proposta apresentada, tudo porque a casa mortuária foi construída junto a um edifício histórico, a Igreja, o que implica muitas condicionantes técnicas.

O novo espaço conta com duas salas, equipadas com três bancos encastrados nas paredes, casas de banho adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida e copas, em cada um dos espaços.

Todos os moradores nas freguesias da União de Freguesias da Cidade de Santarém podem usufruir do espaço, tendo prioridade os habitantes da Ribeira de Santarém.

O terreno para a construção da casa mortuária foi doado à União de Freguesias por Eduardo e Diogo Gomes, herdeiros de José Russo, Carmina Simões e Adelina Russo.

casa mortuaria ribeira2

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves