chamusca natalmicromineiro slide

almeirimtomatina

Almeirim prepara-se para receber uma guerra de tomate à moda de Buñol, a pequena cidade espanhola perto de Valência que tornou a “La Tomatina” famosa em todo o mundo.

Esta “Todos à Tomatada” almeirinense está marcada para o próximo dia 1 de setembro, entre as 17 e as 19 horas, no troço da circular urbana, entre a Estrada Velha dos Paços e a Estrada Vale Barrocas.

A organização é da Associação 20Kms de Almeirim, que promete “a maior briga de tomate do país”, em duas horas “de grande euforia, descompressão e risada entre os combatentes”

O objetivo, segundo os organizadores, é promover o sector agrícola “cujo peso é sobejamente importante no que toca à economia local, com destaque para a cultura do tomate para indústria, hoje produzido na sua maioria em grandes áreas de forma mecanizada, por produtores do concelho”.

O tomate que vai ser usado na guerra é produzido para a indústria transformadora, mas é considerado matéria excedentária e tem um reduzido valor comercial, pelo que será posteriormente recolhido e transformado em alimento animal.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves