banner jogos veraomicromineiro slide

ipdj santarem

A Câmara de Santarém continua em negociações com o Governo para ficar com parte do edifício do antigo Instituto Português da Juventude (IPJ), atual IPDJ, situado na Av. Grupo de Forcados Amadores de Santarém, junto à Segurança Social e próximo da Praça de Touros Celestino Graça.

O objetivo da autarquia é criar no local uma casa da juventude, onde possa concentrar associações juvenis e salas de estudo, aproveitando ainda o auditório existente para acolher actividades das referidas associações e das escolas do concelho.

Em resposta a uma intervenção da vereadora socialista Virgínia Esteves, que na reunião do executivo de 18 de junho questionou as intenções da câmara para aquele local, o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves explicou que o assunto está a ser discutido desde o anterior mandato mas que ainda não foi possível estabelecer um acordo com o Governo.

A vereadora com o pelouro da Juventude, Inês Barroso, esclareceu que a ideia é concentrar os funcionários e serviços do IPDJ numa ala do primeiro andar, adaptando a parte de rés do chão para as associações juvenis.

Já sobre a eventual recuperação da zona de alojamento, que serviu de pousada da juventude, também sugerida por Virgínia Esteves, Inês Barroso respondeu que o assunto foi equacionado mas descartado por falta de condições.

A autarca explicou que o IPDJ já reparou a cobertura, que se estava a deteriorar de forma galopante, mas que ainda muito há para fazer, quer no auditório, quer na zona de rés do chão.

Nos últimos meses, o vereador Ricardo Rato visitou antigas instalações do IPJ entretanto reabilitadas noutras cidades para encontrar possíveis formas de adaptar o edifício de Santarém.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis