chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

cheias

A redução das descargas nas barragens a montante de Constância para valores entre os 800 m3/s e 1200 m3/s levaram à diminuição generalizada dos níveis dos principais rios e ribeiros da região, com a consequente diminuição das zonas submersas e a passagem do nível de alerta do Plano Especial de Emergência na Bacia do Tejo de Nível Amarelo para Nível Azul.

No entanto, a instabilidade meteorológica faz com que se mantenham as recomendações para que as populações retirem equipamentos e animais das zonas normalmente inundáveis e que não atravessem, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas.

No último balanço da proteção civil, feito no domingo à noite, estavam ainda submersos os caminhos municipais 1445, entre Rebolo e Biscaínho, e 1427, entre Amieira e Raposeira, a estrada municipal 590, entre Couço e Santa Justa, e o caminho agrícola entre as estradas nacionais 114 e 251, no concelho de Coruche.

No município de Santarém, encontravam-se submersas as pontes dos Alcaides – Almajões e da Vala de Calhariz, bem como o caminho municipal 1348, entre Ribeira de Santarém e Vale Figueira, e no de Benavente a estrada municipal 1456, da Ponte Benavente para a Reta do Cabo.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis