chamusca appfestival bike2017

gloria estacionamento protecao civil

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos inaugurou este domingo, 16 de julho, o Local de Estacionamento Estratégico da Proteção Civil de Glória do Ribatejo, que tem como missão principal colocar meios de combate mais próximo dos locais tidos como mais perigosos.

"Sentimos a necessidade de criar condições nesta freguesia porque existe aqui um triângulo florestal - Glória, Granho, Marinhais - que tem sido muito afectado e os meios estão constantemente a ser chamados para esta zona", explicou o presidente da Câmara Municipal, Hélder Esménio.

O espaço fica localizado no edifício das antigas captações de água e serve de posto da Proteção Civil Municipal, ficando ao dispor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos.

Paulo Dionísio, comandante dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos, considerou o local de estacionamento estratégico "fundamental para encurtar o tempo de chegada dos meios às situações" e destacou o facto de ali haver também dois pontos de abastecimento de viaturas: a rede pública e um furo interno.

Para Mário Silvestre, comandante Operacional Distrital de Santarém, esta infraestrutura "vai permitir aos homens e mulheres que estão no terreno terem um local condigno para descansar, em vez de estarem dentro dos carros, expostos ao calor, e estarem pré-posicionados para mais rapidamente acudir às situações".

A decisão de utilizar o espaço cabe agora aos bombeiros e ao comando distrital, tendo em conta “os níveis de alerta definidos e relacionados com os incêndios florestais".

Além deste local de estacionamento estratégico, para ajudar na proteção da floresta, a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos tem ao dispor da vigilância das florestas duas viaturas municipais equipadas com kit de 1ª intervenção.

Para ajudar na vigilância e na primeira intervenção, a Câmara Municipal conta também com a colaboração da Associação de Caçadores de Glória do Ribatejo, com quem foi estabelecido um protocolo de cooperação. 

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis