chamusca appmicromineiro slide

agua torneira

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, responsável pelo abastecimento de água nos concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas, anunciou esta quinta-feira, 13 de julho, a implementação de um plano de contenção e redução dos consumos de água.

Em causa está o período de seca que a região atravessa devido à baixa precipitação dos últimos meses, a que se junta a persistência de temperaturas elevadas, e ao facto de todas as previsões conhecidas apontarem para um futuro com ondas de calor por períodos mais longos.

Confrontado com consumos “muito acima dos normais e aceitáveis em vários sistemas”, o Conselho de Administração da Águas do Ribatejo decidiu intensificar as campanhas de sensibilização para o uso eficiente da água evitando qualquer tipo de desperdício e limitando o consumo ao estritamente necessário nos períodos de mais calor.

Em comunicado, a empresa apela às autarquias, instituições, industrias, comércio e consumidores domésticos que adotem medidas de contenção dos consumos, entre as quais evitar as regas e lavagens de pavimento, edifícios ou viaturas nas horas de calor, bem como encher piscinas com água da rede pública (se for mesmo necessária, esta operação deverá ser feita durante a madrugada).

A empresa recomenda ainda aos consumidores que optem por duches rápidos em vez de banhos de banheira e que verifiquem a existência de roturas ou fugas de água com regularidade, bem como que substituam as torneiras, os autoclismos e os equipamentos com fugas de água.

“A água potável é um bem precioso e escasso. Temos de lhe dar o devido valor assumindo o compromisso do seu uso eficiente e racional”, afirma o Conselho de Administração da empresa, que abastece cerca de 150 mil consumidores nos municípios indicados.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões