chamusca appmicromineiro slide

salvaterra batata

Pelo menos três parques de estacionamento de outras tantas grandes superfícies do concelho de Salvaterra de Magos apareceram cheios de batatas na manhã desta segunda-feira, 10 de julho.

As cerca de 10 toneladas de batatas foram descarregadas durante a madrugada nos parques de estacionamento do Lidl, Intermarché e Continente de Salvaterra, no que é visto como um protesto dos produtores relativamente ao baixo preço que as grandes superfícies pagam ao produtor.

Assim que a notícia se espalhou, dezenas de populares dirigiram-se aos três locais, enchendo sacos de batata que levaram para casa.

Na semana passada, a Porbatata, uma associação de produtores de batata constituída o ano passado, anunciou que vai pedir ao Ministério da Agricultura a retirada de batatas do mercado, para fazer subir preços, e ajudas para armazenar, para enfrentar o “problema nacional” atual de excesso de produção.

“Como o preço baixou tanto no mercado, nenhum produtor consegue vender a um preço razoável. Estamos com preços que não dá para pagar nem um quarto do custo de produção e os agricultores estão a ter um prejuízo enorme com a produção da batata este ano”, afirmou o presidente da Porbatata, António Gomes, à agência Lusa.

salvaterra batata

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões