chamusca appTecfresh17

almeirimbenficaenguia

“A enguia não é toda igual” será o mote da II quinzena da enguia de Benfica do Ribatejo, vila no concelho de Almeirim que estará de mesa posta com este peixe do rio entre os dias 21 de abril e 7 de maio.

Enguia frita, de caldeirada, grelhada ou ensopada de enguia são algumas das propostas dos restaurantes aderentes ao certame gastronómico, alguns deles bastante conhecidos na região da Lezíria do Ribatejo pela confeção destes pratos.

São “verdadeiros bastiões da cozinha tradicional portuguesa”, destacou Cândida Lopes, a presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo durante a apresentação desta iniciativa.

O festival da enguia pretende “reforçar a visibilidade de Benfica do Ribatejo, estimular e fomentar o tecido económico e turístico do concelho”, explicou a autarca local, acrescentando que o objetivo também passa por “fidelizar os adeptos do turismo gastronómico”.

“A gastronomia tem cada vez maior importância na nossa economia”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Almeirim, para quem é fundamental a sua promoção fora da região.

Pedro Ribeiro lembrou que este certame gastronómico passou de uma semana na sua edição inaugural, o ano passado, para um quinzena, no atual formato, e que serve para “divulgar aquilo que já se faz de bem nesta freguesia”.

“Os restaurantes que participam têm enguia todo o ano”, lembrou o autarca, acrescentando que “o que estamos a fazer é lembrar às pessoas que, se querem comer enguia, devem vir a Benfica do Ribatejo”.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis