chamusca appelgalego natal2017

bombeiros samora

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, anunciou este domingo, 26 de março, em Samora Correia, no concelho de Benavente, que o distrito de Santarém vai ter meios aéreos para combate a incêndios.

A medida só poderá ter efeitos a partir do próximo ano, após a entrada em vigor de um novo contrato que resultará de concurso público, e que entrará em vigor após o final do que o governante considera ser o “contrato leoninor” atualmente em vigor. "Este Verão os meios serão os existentes. Não podemos alterar o que está contratado”, justificou.

As declarações do secretário de Estado foram feitas durante a cerimónia comemorativa dos 42 anos dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. Jorge Gomes respondeu a uma reivindicação do comandante dos bombeiros locais, Miguel Cardia, que lamentou a inexistência de meios aéreos, fundamentais para o primeiro ataque aos fogos.

O governante anunciou ainda que as ambulâncias vão passar a ser inspecionadas nos centros de inspeção porque “não faz sentido ser o INEM a inspecionar”.

Um dos veículos que já irá beneficiar desta medida é a nova ambulância 4x4 que os Bombeiros Voluntários de Samora Correia batizaram este domingo. O veículo, preparado para socorrer nos locais de difícil acesso, foi adquirido com a ajuda de um donativo de 15.000 euros do Grupo de Teatro Experimental de Samora que extinguiu a sua atividade há mais de uma década.

Durante a cerimónia, seis estagiários fizeram o seu juramento e receberam as boinas e divisas que passaram a envergar na condição de novos bombeiros.

 

Gratificados dos bombeiros vão ter tributação reduzida a 10%

No discurso que efetuou em Samora Correia, Jorge Gomes anunciou uma tributação reduzida a 10%, em sede de IRS, para os gratificados dos bombeiros, que irão beneficiar também do cartão social e já beneficiam da isenção das taxas moderadoras. “É o mínimo que se pode fazer por quem está sempre disponível a troco de nada”, referiu.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis