chamusca appfestival bike2017

santaremsenioratibo

A DECO e a Câmara de Santarém assinalaram o dia mundial dos direitos do consumidor com uma ação de divulgação do projeto “Sénior + Ativo – consumidor informado, consumidor protegido”, que tem por objetivo informar os mais idosos acerca das complicações legais que podem advir das chamadas vendas agressivas.

A iniciativa decorreu no W Shopping, onde cerca de 80 idosos escutaram os conselhos dados por Fernanda Santos, a coordenadora nacional do departamento de formação e educação da DECO, e de Suzana Pestana, da delegação regional da DECO de Santarém.

A DECO, com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, está a promover esta campanha informativa com o objetivo reforçar a informação e a formação dos consumidores seniores, possibilitando-lhes o acesso a produtos e serviços em condições de equidade com a restante população.

Recorde-se que o município de Santarém presta um serviço de defesa ao consumidor através do Núcleo de Informação Autárquico ao Consumidor (NIAC), que funciona nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria, com atendimento presencial, sigiloso e gratuito, com um jurista da DECO.

Na última quinta-feira de cada mês, através do Gabinete de Orientação ao Consumidor Endividado, um economista do ISEG atende e auxilia no endividamento e sobreendividamento, também na antiga Escola Prática de Cavalaria.

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis