app chamuscabanner festas coruche

Carlos Ferreira foi nomeado esta segunda-feira, 30 de julho, como novo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria, substituindo no cargo Diana Leiria. A nomeação terá efeito pelo período de 3 anos.

Licenciado em Psicologia, com estágio profissional efetuado no (ex) Centro de Higiene Mental de Santarém, com especialização nas áreas de clínica e de psicopedagogia, Carlos Ferreira já exerceu os cargos de Diretor de Serviços de Administração Geral da Administração Regional de Saúde de Santarém; Coordenador da Sub-Região de Saúde de Santarém e Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde "Lezíria I - Ribatejo", entretanto extinto.

Desde 2013, coordena e chefia o serviços do ACES Lezíria, nomeadamente os que integram os gabinetes de "Informática, Sistemas de Informação, Planeamento, Apoio à Contratualização e Gestão de Recursos Humanos/Vencimentos".

Recorde-se que Carlos Ferreira deixou a direção do ACES Ribatejo no final de 2012, num processo que deixou algumas dúvidas, com o próprio a considerar ter sido alvo de um saneamento político.

Na altura da criação do ACES Lezíria, que viria a agrupar os centros de saúde ACES Ribatejo e Lezíria II (com excepção dos concelhos de Benavente e de Azambuja que passam a integrar o ACES do Estuário do Tejo, com sede em Alverca), esperava-se que Carlos Ferreira, que era visto pelos seus pares como pessoa competente, ficasse à frente do novo organismo, o que não viria a acontecer.

Situado na Lezíria do Tejo, o ACES Lezíria engloba nove concelhos (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém), num total de 73 freguesias, abrangendo uma área aproximada de 3.500 km2. Actualmente, presta cuidados de saúde primários a uma população de cerca de 200.000 utentes.

Tem 552 colaboradores, de diversos grupos profissionais, os quais se encontram a prestar funções em 24 Unidades Funcionais, sendo que cinco são Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, sete são Unidades de Cuidados na Comunidade e 10 são Unidades de Saúde Familiares. Tem, ainda, uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis