banner jogos veraomicromineiro slide

aguas alunos

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) e a DECO - associação para a Defesa do Consumidor estão a promover um conjunto de ações de sensibilização para crianças que têm como objetivo ensinar a tratar bem a água e que se realizam nos concelhos que integram os sistemas de abastecimento e saneamento da empresa detida por sete autarquias da região.

Esta sexta-feira, as ações decorreram no complexo desportivo do Grupo Desportivo de Samora Correia, no concelho de Bebanente, e na Estação de Tratamento de Águas da Murteira que dista centenas de metros do local.

As crianças que integram o programa férias desportivas treinaram dicas para a poupança da água em casa, na escola e nos espaços públicos. “Devemos tomar banho com a torneira fechada enquanto espalhamos o shampoo e o gel de banho”, explica Rodrigo, um dos alunos que durante uma semana integra o plano das férias desportivas com múltiplas atividades físicas e intelectuais.

Suzana Pestana, da DECO, destaca a importância de levar estas mensagens às crianças para que possam convencer as famílias a mudar os comportamentos e a reduzir os desperdícios. “A água é um bem precioso e finito. Um dia podemos não ter água potável para beber. Temos de poupar. Gastar apenas o essencial”, alerta a técnica.

Na fábrica da água, nova denominação para as estações de tratamento, as crianças perceberam como é feito o tratamento dos esgotos que incluem as águas provenientes dos seus usos em casa e no parque de jogos.

“Se eu fizer cocó naquela casa de banho, vem para aqui?” questiona um dos alunos apontando para um tanque enorme de águas sujas a iniciar processo de tratamento. A intervenção gera uma risada geral da pequenada.

David Cardoso, técnico do Departamento de Produção e Tratamento da AR realça a importância da ETAR para garantir o bom funcionamento do ciclo urbano da água. “Já imaginaram o que era esta água suja ir assim para os rios? ”. “Matava os peixinhos todos”, adianta Leandro.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis