app chamuscabanner festas coruche

alpiarca alunos

Alunos das turmas do secundário (10º, 11º e 12º ano) do agrupamento de escolas José Relvas, em Alpiarça, participaram no dia 11 de abril, no auditório da biblioteca municipal, numa conferência que teve como objetivo principal divulgar boas práticas na área de prevenção da sexualidade e infeção de doenças.

Com o tema “Sexo, álcool e drogas: vamos ter aquela conversa…”, a ação foi organizada pelo técnico especializados Carlos Lourenço e da professora Susana Rodrigues e contou com dois painéis distintos.

O primeiro, moderado por Micaela Leitão, professora da Escola 2,3/S de José Relvas, incluiu Sheila Sousa, psicóloga do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém, com o tema Psicologicamente falando de Sexualidade; e “Planeamento Familiar”, da responsabilidade de João Formiga, enfermeiro Chefe do Bloco de Partos do Hospital Distrital de Santarém.

No segundo painel, o moderador foi João Paulo Dinis, presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escola José Relvas (AEJR). O primeiro tema a ser abordado foi “Sexo, álcool e drogas: Um prazer que pode ser arriscado!”, pela aluna Cláudia Alcobia, do 10ºC do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, na qual a turma do 10º C fez uma atividade experimental, simulando uma transmissão de uma Infeção Sexualmente Transmissível (IST). Coube ainda a Elisabete Dias, enfermeira do Centro de Respostas Integradas do Ribatejo, retratar o tema “Comportamentos de risco e consumos de substâncias psicoativas, uma relação inevitável”.

A conferência contou ainda com autarcas e especialistas da área, incluindo presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Mário Moreira, José Josué, presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Santarém, e Eduarda Maria Marques, diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ I.P, entre outros.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis