app chamuscamicromineiro slide

santaremHospitalmedicamentos

O funcionamento normal do Hospital de Santarém está a ser afetado por uma avaria grave no sistema informático, que ocorreu na quinta-feira da semana passada, dia 4 de janeiro.

A falha técnica, que ocorreu ao nível dos servidores internos, tem impedido o acesso a várias aplicações informáticas internas por parte dos profissionais do hospital, que assim se têm visto obrigados a fazer à mão o que antes faziam através dos computadores.

A situação, segundo explicou o Conselho de Administração (CA) à Rede Regional, tem provocado sobretudo “desconforto” e um “aumento de trabalho” aos profissionais, “que têm dado uma resposta exemplar”.

“O principal constrangimento imediato foi a dificuldade de acesso à base de dados clínicos e administrativos, obrigando a voltar à utilização de papel e impressos, numa organização já muito assente em processos desmaterializados”, explica José Josué, o presidente do CA, garantindo que não se perdeu nenhuma informação armazenada, quer clínica, quer administrativa.

Em resultado da avaria, algumas tarefas rotineiras, como o registo de consultas, a marcação interna de exames ou a prescrição de receitas, têm vindo a ser feitas à mão, e os dados serão inseridos no sistema informático quando esteve estiver novamente operacional.

Segundo José Josué, a situação deverá estar normalizada até meio desta semana, até porque já está reposto o acesso ao funcionamento de algumas aplicações informáticas.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis