app chamuscamicromineiro slide

saude benavente

A direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Estuário do Tejo vai protocolar, a parir de 1 de janeiro a colocação de médicos 24 horas por dia no Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Benavente.

A informação é avançada pela Comissão de Utentes do Concelho de Benavente (CUCB), que esta quinta-feira, 28 de dezembro, reuniu com representantes do ACES, da Câmara e da Junta de Freguesia de Benavente.

Num concelho onde alguns milhares de utentes não têm médico de família, foi ainda deliberado concretizar um contrato individual de trabalho uma médica conhecida para fazer atendimento dos grupos de risco na UCSP (antigo Centro de Saúde) – situação a implementar a partir de Março de 2018 –, e a possibilidade de se proceder à contratação de horas ou dias a outros médicos para que possam dar consultas na UCSP aos utentes sem médico de família com serviço de marcação.

“Tomámos conhecimento de que, por iniciativa do executivo camarário, foi contratada uma médica pelo ACES Estuário do Tejo acompanhada por serviço de enfermagem disponibilizando a câmara o transporte e o serviço administrativo, para dar consultas dois dias e meio por semana aos utentes da freguesia de Santo Estêvão, reduzindo a quantidade de utentes sem acompanhamento em medicina geral e familiar e melhorando o apoio às populações de Foros de Almada e de Santo Estêvão”, refere a CUCB.

Para os utentes, apesar destas medidas não serem suficientes para resolver os problemas de saúde do concelho, “são medidas que irão permitir uma substancial melhoria no atendimento”.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis