chamusca pinoquioavisan2017

torresnovasCMHToncologia

“Cuidar em oncologia - um desafio” foi o tema das primeiras jornadas do Hospital de Dia de Oncologia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), que tiveram lugar no passado dia 3 de novembro, na biblioteca municipal de Torres Novas.

Esta iniciativa, segundo uma nota de imprensa do CHMT, teve como “principal objetivo de refletir sobre a vivência e o dia-a-dia deste serviço, dos profissionais de saúde e, sobretudo, dos doentes e seus cuidadores e familiares”.

Dos trabalhos, destaque para o debate sobre a temática “cuidar do doente oncológico em hospital de dia”, onde foram apresentadas algumas novas abordagens terapêuticas por Isabel Pazos, oncologista no IPO Coimbra e no CHMT, e para a intervenção “Cuidar do Doente em Quimioterapia”, por Ana Severina, enfermeira do HDO do CHMT.

Nestas jornadas, a nutricionista Salomé Vieira falou sobre “a importância da alimentação no doente oncológico” e Tiago Neves, urologista do CHMT apresentou o tema “impacto da doença oncológica na sexualidade”.

Ainda durante a manhã, segundo a mesma nota, foi apresentado o painel “repercussões de boas práticas em Pneumo-oncologia”, com moderação de Nuno Bonito, Oncologista IPO-Coimbra e do CHMT, tendo a comunicação “Garantir a qualidade dos cuidados: uma necessidade” sido o tema que iniciou os trabalhos no período da tarde, com a moderação de Margarida Carmo, enfermeira coordenadora do departamento de urgência do CHMT.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis