chamusca appfestival bike2017

A presidente da Câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, está preocupada com o impacto dos incêndios na qualidade da água da albufeira de Castelo do Bode, que abastece cerca de dois milhões de portugueses.

A preocupação da autarca prende-se com as escorrências das cinzas resultantes dos muitos incêndios que nas últimas semanas rondaram a área da barragem, em concelhos como Abrantes, Tomar, Mação e Ferreira do Zêzere, todos no distrito de Santarém, ou de Sertã e Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.

Maria do Céu Albuquerque quer marcar uma reunião com caráter de urgência com todos aqueles que têm captações de água na albufeira para encontrar uma resposta que minimize os impactos negativos.

No final da reunião do executivo de Abrantes, a presidente da autarquia diz que é necessário trabalhar rapidamente no sentido de consolidar as áreas ardidas, evitando fenómenos de erosão e de deposição de cinzas que tendem a acontecer, incluindo no período de inverno, com consequências ainda mais graves.

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis