chamusca appelgalego natal2017

 sala magenta

A Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos vai organizar no dia 27 de abril, pelas 16h00, no Edifício do Cais da Vala, a segunda fase regional de apuramento para a 11ª edição do Concurso Nacional de Leitura da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

Esta segunda fase regional vai envolver 40 alunos dos concelhos de Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém em provas escritas (de carácter eliminatório) e orais (de apuramento para a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura).

A prova escrita terá a duração de 45 minutos e a prova oral (de 5 minutos) consiste na declamação de um poema e na resposta a uma questão sobre o conteúdo das obras selecionadas para o concurso.

O júri, composto pela técnica superior da Biblioteca Municipal de Salvaterra de Magos, Marta Marques, pelo músico David Antunes e pela escritora Maria João Lopo de Carvalho, irá avaliar a intensidade, o ritmo, a expressividade, o discurso lógico e a capacidade de análise de síntese na resposta à questão sobre o conteúdo das obras.

As obras selecionadas foram "A Terra do Anjo Azul", de António Mota, e "Quando Hitler roubou o coelho cor de rosa", de Judith Kerr, para o 3º ciclo; e "A Sala Magenta", de Mário de Carvalho, e "O Menino de Cabul", de Khaled Hosseini, para o ensino secundário.

Após a prova oral são considerados vencedores dois alunos do 3º ciclo e dois alunos do Secundário, sendo ainda selecionado um suplente em ambos os escalões. Estes quatro estarão presentes na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, a realizar em junho/ julho, em representação da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 3ºciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, em parceria com várias entidades.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis