chamusca baguncadabanner tasquinhas2017

torresnovashospital

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) pode vir a perder parte das verbas do seu contrato-programa com o Ministério da Saúde devido à referenciação dos utentes do concelho de Ourém nas urgências do Hospital de Leiria.

Esta questão está a ser levantada pelos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Santarém, que, numa Pergunta entregue na Assembleia da República, querem saber quais são as verbas previstas nos contratos-programa de 2016 e 2107.

Os deputados social-democratas querem também ser informados do “número de utentes do concelho de Ourém que passaram a ser atendidos no Hospital Distrital de Leiria desde a alteração feita na referenciação”, assim como questionam se houve “perda de utentes no CHMT em 2016, desde a alteração na referenciação”.

Os eleitos encaram como real a possibilidade do Governo passar a transferir para a unidade hospitalar de Leiria o proporcional correspondente ao número de habitantes do concelho de Ourém, uma situação que “não é de todo aceitável, porque o CHMT já tem por si só um orçamento insuficiente”, segundo salientam.

Por outro lado, “acreditamos que a suposta mobilidade de utentes naturais de Ourém do CHMT para o Hospital distrital de Leiria tenha ficado aquém das previsões iniciais”, assinala também a Pergunta do PSD.

“Concordamos que esta liberdade de escolha dos utentes é importante e um passo no sentido correto de procurar uma maior qualidade e conforto na prestação de cuidados de saúde hospitalares”, explicam os deputados, acrescentando, no entanto, que “é preciso assegurar que esta alteração não coloca em causa a prestação de cuidados aos restantes utentes e que o Ministério da Saúde garante as condições necessárias para compensar as consequências desta alteração”.

Os eleitos do PSD terminam a sua Pergunta questionando o ministro da Saúde acerca do “reforço do capital, e em que montante, do CHMT e do Hospital Distrital de Santarém, destinado a reduzir as dívidas a fornecedores, principalmente locais”.

Carnaval Samora Correia - Fotos João Dinis

×