chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

duratemarquesifsc

Duarte Marques, deputado do PSD eleito pelo círculo de Santarém, foi eleito presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa, numa reunião que decorreu em Kiev, na Ucrânia.

O deputado, natural de Mação, já tinha sido o relator do Conselho da Europa para “Uma reforma mais humanitária da resposta europeia à crise dos refugiados”, e prepara-se agora para assumir a coordenação política da Plataforma Europeia para as Políticas da Diáspora.

Esta plataforma junta representantes dos parlamentos nacionais dos 47 estados-membros da EU com associações, Organizações Não Governamentais (ONG’s) ou outras plataformas representativas das diásporas e movimentos migrantes presentes nestes países, num total de 170 organizações.

“Só através da boa integração destas comunidades conseguimos o verdadeiro acréscimo de qualidade de vida para todos, para os que chegam mas também para os que já cá estão”, considera o deputado social-democrata, para quem “é preciso garantir que estas pessoas têm um papel ativo na regeneração ou desenvolvimento dos seus países de origem”.

Esta plataforma do Conselho da Europa tem como missão sentar os decisores políticos à mesma mesa que os representantes das comunidades migrantes.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis