app chamuscabanner festas coruche

balao

Foi publica esta segunda-feira, 23 de julho, em Diário da República, a proposta de Regulamento das Normas de Prevenção e Controlo do Consumo Excessivo de Álcool na Câmara Municipal de Coruche, documento que estará em discussão pública durante um mês.

A proposta de regulamento, que está para consulta no site oficial da Câmara Municipal em www.cm-coruche.pt, foi aprovado na reunião de 13 de junho de 2018, e visa "sensibilizar, prevenir e controlar o consumo excessivo de álcool, por parte dos trabalhadores do Município de Coruche cujas categorias profissionais ou tarefas desenvolvidas exigem elevada perícia ou envolvam riscos consideráveis para os próprios ou para terceiros".

Segundo o documento, "as normas aplicam-se designadamente aos motoristas, condutores de máquinas e veículos especiais, bombeiros e assistentes operacionais afetos ao serviço de bombeiros, serviços de manutenção, vigilantes das instalações, mecânicos, pedreiros, serventes, pintores, eletricistas, carpinteiros, serralheiros e operários afetos aos serviços de asfaltamento, recolha de lixo, zonas verdes, serviços urbanos, higiene e limpeza bem como aos trabalhadores afetos ao serviço de arquivo, serviço de reprografia, de cadastro e serviço de informática, qualquer que seja a natureza do seu vínculo".

Podem ainda ser submetidos ao teste de alcoolemia, todos os trabalhadores que apresentarem indícios sérios de embriaguez.

As normas serão implementadas em duas fases sequenciais: uma fase de sensibilização, que terá a duração de um mês; e a fase de execução, que se iniciará imediatamente após o termo da primeira fase.

O controlo do consumo do álcool é efetuado uma vez por semana através da realização do teste de alcoolemia e a seleção dos trabalhadores a submeter aos testes será feita por sorteio. Cada sorteio designará 5 trabalhadores efetivos e 2 suplentes devendo estes apenas ser chamados no caso de falta dos primeiros.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis