chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

torresnovasindicesustentabilidade

O Teatro Virgínia, em Torres Novas, vai acolher o evento de apresentação da primeira versão do “Índice de Sustentabilidade Municipal” (ISM), no próximo dia 14 de junho, a partir das 14 horas.

Este ISM é fruto do trabalho desenvolvido por uma rede de autarquias piloto que tem por objetivo tornar os seus territórios mais sustentáveis cumprindo os dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas, constantes na Agenda 2030 das Nações Unidas.

A sua execução está a ser concretizada através de uma parceria entre a Universidade Católica e as Câmaras de Abrantes, Águeda, Alenquer, Braga, Cascais, Chamusca, Chaves, Fundão, Horta, Lagos, Loures, Mação, Palmela, Santarém, Santo Tirso, Sintra, Torres Novas, Torres Vedras, Valongo e Vila Franca de Xira.

O trabalho visa essencialmente “a elaboração de uma investigação-ação sobre a participação dos cidadãos e a implementação de medidas de transição para a sustentabilidade”, explica uma nota da Câmara de Torres Novas.

Para esta sessão de apresentação, estão confirmados como oradores Pedro Saraiva, da Universidade de Coimbra, e Mafalda Ferreira, da Agência de Desenvolvimento e Coesão.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis