app chamuscamicromineiro slide

itm

Salvaterra de Magos é o município da região melhor classificado no Índice de Transparência Municipal (ITM), um ranking nacional criado para se tornar uma ferramenta de capacitação dos cidadãos, promovendo um maior envolvimento na vida autárquica e uma melhoria da qualidade da democracia local.

A seguir a Salvaterra, o pódio regional é ocupado por Golegã e Cartaxo, enquanto do lado oposto Rio Maior, Almeirim e Tomar são os piores classificados.

Desenvolvido pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC), o ITM é publicado desde 2013 e relata anualmente o grau de informação que o poder local disponibiliza a todos os cidadãos.

A elaboração do ITM consiste na análise dos sites dos municípios, avaliando a informação disponível de acordo com 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira; e Transparência na área do Urbanismo.

Conheça o ranking dos 22 municípios da região (21 do distrito de Santarém e Azambuja, do distrito de Lisboa.

itm-ranking

 

 

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis