chamusca appfestival bike2017

 ana cristina ribeiro

A ex-presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Ana Cristina Ribeiro, que deixou a liderança da autarquia em 2013, por ter atingido o limite de mandatos, vai concorrer novamente como cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à autarquia salvaterrense.

A notícia é avançada pela agência Lusa, que cita um comunicado do BE, onde o partido refere que a escolha de Ana Cristina Ribeiro “foi tomada pelos militantes do Bloco de Esquerda em Salvaterra de Matos”, tendo sido ratificada esta sexta-feira, 12 de maio, pela estrutura distrital.

Conhecida na vila por ‘Anita’, Ana Cristina Ribeiro foi eleita presidente da autarquia pela primeira vez em 1997, pela CDU, derrotando o PS, mas desentendimentos com o PCP, levaram-na a concorrer pelo Bloco de Esquerda em 2001, 2005 e 2009, cumprindo 4 mandatos consecutivos.

Em 2005, o Ministério Público arquivou um processo em que a autarca era suspeita de favorecimento num concurso público, enquanto em 2013 o Tribunal de Vila Franca de Xira arquivou o processo em que era arguida, juntamente com um ex-vereador e um chefe de divisão, acusados de falsificação de documentos, por alegadas ilegalidades na adjudicação direta de uma empreitada.

O atual presidente da Câmara de Salvaterra é o socialista Hélder Esménio, que já anunciou a sua recandidatura nas eleições autárquicas de 1 de outubro.

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis