chamusca ehtoiromicromineiro slide

Politica

alcanede multiusos

A Câmara de Santarém reconheceu esta segunda-feira, 24 de setembro, o interesse público municipal do novo edifício multiusos de Alcanede, constituído por dois pavilhões a construir no terreno na feira, junto ao parque escolar e ao parque de jogos daquela freguesia do norte do concelho.

De acordo com a memória descritiva apresentada na reunião, o novo espaço multiusos irá ser construído numa parcela de 4.400 metros quadrados, com uma área de construção de 475m2, e "pretende tirar partido das condições naturais que o local oferece e das infraestruturas já existentes no local", onde se realiza atualmente a ExpoAlcanede, e os já referidos espaços escolar e de jogos.

O projeto estrutura-se em dois volumes (dois pavilhões), cuja implantação resulta numa espécie de "L", com os dois pavilhões interligados e complementares entre si.

O pavilhão 1, situado do lado esquerdo, destina-se predominantemente à função comercial de expositores e local de venda e/ou promoção de produtos ou serviços. A planta apresenta uma proposta com áreas de circulação e áreas para os expositores

O pavilhão 2 apresenta um palco para apresentações e espetáculos, num espaço polivalente que simultaneamente pode partilhar atividades de restauração e bebidas, dispondo para o efeito das infraestruturas necessárias para a instalação de serviço de cafetaria, serviço de bar e/ou núcleos de cozinhas para restauração e promoção da gastronomia local. Apresenta ainda uma área com gabinetes para "startups", incentivando assim fomentar a inclusão de novas empresas e negócios para a região.

O futuro imóvel servirá "para complemento de diversas funções sociais pretendidas: festivas, comerciais, cívicas, culturais, educativas e desportivas", pretendo-se que seja "um pólo de dinamismo representativo do desenvolvimento de Alcanede, com representação concelhia".

Apesar de, nesta fase, não ser possível avançar com um valor muito rigoroso, a autarquia estima que a obra possa rondar um milhão de euros, a grande maioria do qual sairá do orçamento municipal.

A declaração de interesse público foi aprovada por unanimidade, mas os vereadores do PS fizeram um voto de protesto, queixando-se de não terem tido acesso prévio a toda a informação sobre o assunto. "É um projeto demasiado sério para não ser apresentado em primeiro lugar ao executivo municipal", lamentou Rui Barreiro (PS), referindo à apresentação feita no fim de semana durante a ExpoAlcanede.

A proposta de construção, que poderá ver AQUI, seguirá agora os trâmites normais, prevendo-se que o projeto avance ao longo dos próximos meses e que o assunto possa voltar ao executivo municipal, para aprovação final, no início do segundo trimestre de 2019.

duratemarquesifsc

Duarte Marques, deputado do PSD eleito pelo círculo de Santarém, foi eleito presidente da Comissão para as Diásporas do Conselho da Europa, numa reunião que decorreu em Kiev, na Ucrânia.

O deputado, natural de Mação, já tinha sido o relator do Conselho da Europa para “Uma reforma mais humanitária da resposta europeia à crise dos refugiados”, e prepara-se agora para assumir a coordenação política da Plataforma Europeia para as Políticas da Diáspora.

Esta plataforma junta representantes dos parlamentos nacionais dos 47 estados-membros da EU com associações, Organizações Não Governamentais (ONG’s) ou outras plataformas representativas das diásporas e movimentos migrantes presentes nestes países, num total de 170 organizações.

“Só através da boa integração destas comunidades conseguimos o verdadeiro acréscimo de qualidade de vida para todos, para os que chegam mas também para os que já cá estão”, considera o deputado social-democrata, para quem “é preciso garantir que estas pessoas têm um papel ativo na regeneração ou desenvolvimento dos seus países de origem”.

Esta plataforma do Conselho da Europa tem como missão sentar os decisores políticos à mesma mesa que os representantes das comunidades migrantes.

entroncamentogeminacao

Os municípios do Entroncamento e de Friedberg, na Alemanha assinaram no passado dia 1 5 de setembro o acordo de geminação que formaliza “o pacto de amizade e cooperação entre as duas cidades”.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia portuguesa, o objetivo “é a promoção conjunta de parcerias em diferentes áreas, como a educação, a cultura, o desporto, o turismo e as relações económicas”.

As cerimónias, que se realizaram na cidade alemã, começaram com a inauguração da “Entroncamento Weg”, a rua em Friedberg que passa a ter o nome do concelho português.

Seguiu-se a assinatura do acordo de geminação, com a presença das comitivas da cidade alemã e do Entroncamento, dos representantes dos municípios de Magreglio (Itália) e Bishop´s Stortford (Inglaterra), Villiers-sur-Marne (França), este último também geminado com o Entroncamento, dos Comités de Geminação e do Clube Europa, do Presidente do Parlamento da Região de Hessen, e convidados oficiais.

O Entroncamento esteve representado em Friedberg, entre os dias 13 e 16 de setembro, por uma comitiva de 100 pessoas, entre os representantes da autarquia e os representantes de associações culturais e desportivas da cidade do Entroncamento, segundo a mesma nota de imprensa da autarquia.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis