chamuscal apartilhatecfresh2018 slide

LUÍS BÁRBARA

Já está tudo suficientemente baralhado para as eleições autárquicas de Almeirim.

O PS absteve-se do seu Presidente da Junta de Freguesia de Benfica e, no seu lugar, toca de indigitar uma simpatizante e funcionária na Câmara Municipal de Almeirim (CMA) que é rececionista na área da vereação, (por sinal bastante competente).

As hostes compuseram-se à volta de Pedro Ribeiro, uns mais contrariados outros com mais fulgor, mas no PS as coisas vão-se sempre compondo a horas.

O MICA está com fulgor e apresenta o ex-comandante dos bombeiros da cidade, o conhecido Zé M….! Mas, que ao contrário do que o epíteto anuncia, é capaz de dar cartas aos seus adversários, principalmente da área da CDU por quem parece ter tido algumas simpatias. Os pesos pesados do MICA estão um bocado resguardados, a ver vamos daqui em diante.

A CDU tem que se cuidar com o MICA e não sei se também com o Movimento Zé Gomes (MZG) que é capaz de lhe ir captar alguns votos. Convenhamos que o PEV parece ter tomado conta do processo eleitoral em Almeirim. Será a Sónia Colaço a digna sucessora de Manuela Cunha? Ou limitar-se-á a ser uma correia de transmissão do que o movimento lhe ditar sem verve própria? Só nos debates, nas reuniões públicas da Câmara Municipal, ficaremos a saber.

O PSD/CDS/MPT lá seguem um bocado clandestinos no rodapé do cartaz “Amar a Terra” cujo cabeça de lista à CMA, Manuel Sebastião Duarte Lopes, é, julgo, a primeira vez que entra nestas coisas da política, embora se lhe conheça um passado de intervenção cívica na JAC e no Club Juvenil Almeirinense. Leva consigo um peso pesado, já habituado a estas andanças, pessoa bem-disposta, de fina ironia, capaz de trazer alguns votos o Dr. Oriol Pena.

Resta a novel candidata, a Rosa Nascimento, Chefe de Gabinete do ainda Presidente da CMA, o professor José Gomes, que sai do seu canto burocrático para enfileirar como candidata apoiada pelo atual presidente. Foi uma surpresa de última hora. Arranjar pelo menos novecentas assinaturas em poucos dias, poucos estariam à espera e ninguém deve ter feito contas aos votos que a Rosa Nascimento e o MZG vão captar. É que esta candidatura pode muito bem baralhar as contas das outras candidaturas. Rosa Nascimento abriu a porta… conseguirá meter o pé?

A ver vamos. Para aguçar o apetite e como não tenho dinheiro para fazer marketing telefónico e interrogar um número credível de votantes numa sondagem, resolvi reunir um grupo de amigos que andam por ai, eramos oito; depois de uma discussão bicuda à roda de uma mesa, por sinal quadrada, chegamos a estas previsões para as próximas eleições autárquicas para a CMA:

PS -  4 eleitos.

MICA – 1 eleito.

CDU – 1 eleito.

MZG – 1 eleito.

Amar a Terra – 0 eleitos.

 

Luís Bárbara

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves