chamusca natalmicromineiro slide

chamusca-professores

A Câmara da Chamusca iniciou o ano letivo, entre os dias 7 e 10 de setembro, com uma formação de Mindfulness na Educação destinada a todos os educadores e professores do concelho, cujo objetivo foi despertar de consciências e sensibilizar para novas metodologias, com resultados comprovados e que apresentam dados claros sobre o seu efeito no funcionamento do cérebro e na aprendizagem.

“É na atenção plena, no aqui e agora, que conseguimos estar e ser mais felizes. A nossa mente é um instrumento poderoso que não é utilizada em pleno, podemos fazer muito mais e devemos sair do modo automático”, explica a Vereadora com o pelouro da Educação, Cláudia Moreira.

Já Dulce Gonçalves, professora da Associação Mentes Sorridentes e convidada a dar esta formação aos docentes e educadores do concelho, considera que é clara a importância da neurociência e a experiência da associação em âmbito escolar. Em sua opinião, a mudança deve começar em nós, com o autoconhecimento e autoconsciência e com a autoaplicação da metodologia que só posteriormente podemos transmitir aos outros.

Após o processo de avaliação, ficou patente o interesse e motivação das docentes, bem como o desejo de realizar um programa completo que permita aos agentes educativos replicar e transformar mentalidades.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves