chamusca bibliotecamicromineiro slide

salvaterraforosinaugucentroescolar

O arranque do ano letivo no concelho de Salvaterra de Magos fica marcado pela inauguração do novo centro escolar de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca, um equipamento que vai receber cerca de 200 crianças que frequentavam as escolas básicas das Cancelas, Estanqueiro e Santa Maria, e do jardim-de-infância do Estanqueiro.

Este centro custou cerca de 2,75 milhões de euros, com um financiamento de 1,5 milhões de euros de fundos comunitários, no âmbito do Portugal 2020.

Os restantes 1,25 milhões de euros foram suportados pelo município, com a aquisição do terreno, a obra e os arranjos no exterior envolvente ao centro escolar.

“Estamos felizes e orgulhosos por esta obra, mas tivemos que lutar muito”, disse o presidente da Câmara de Salvaterra, Hélder Esménio, durante a inauguração do centro escolar, que decorreu na manhã de domingo, 16 de setembro.

“Há quatro anos comprámos o terreno, fizemos o projeto e tivemos que conseguir colocar os Foros de Salvaterra e a Várzea Fresca nas preocupações de investimento, quer ao nível dos fundos comunitários, quer ao nível do Ministério da Educação”, recordou o autarca.

O Presidente da União de Freguesias de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra, Manuel Bolieiro, sublinhou a importância da obra e a melhoria das condições de ensino e de aprendizagem das crianças que frequentam agora o novo estabelecimento de ensino.

Após a inauguração, a população visitou o espaço, que dispõe de salas para o pré-escolar, primeiro ciclo, Componente de Apoio à Família (CAF) e Atividade de Animação e Apoio à Família (AAAF), espaço polivalente, biblioteca, cozinha e refeitório, salas para professores, educadores e auxiliares, gabinetes de trabalho e de atendimento, instalações sanitárias, arrecadações, vestiários e espaços exteriores, com recreios coberto e descoberto, áreas ajardinadas e parques infantis, numa área de construção de 2400 metros quadrados.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis