chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

santaremalexherculanorepcheca

Um grupo de alunos e professoras do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, em Santarém, esteve em Trutnov, na República Checa, entre os dias 14 e 18 de maio, no âmbito do projeto “Erasmus+ 4Elements”.

Esta semana de aprendizagem e partilha de boas práticas visou promover a descoberta do elemento natural “Terra”, tendo os alunos apresentado trabalhos desenvolvidos previamente que dão uma visão geográfica do território português, realçando os produtos derivados dos recursos naturais e da agricultura.

Este intercâmbio envolveu também apresentações das restantes escolas participantes, a Ciro Scianna, de Itália, a SintLucas, da Holanda, e a Základní Skola Komenského Trutnov, da República Checa.

O programa teve não só atividades de cariz educativo, mas também de cariz sociocultural, e procurou que os alunos aprendessem as características do conhecimento científico do solo, abordando o elemento natural “Terra”, e que as reconhecessem em trabalho de campo, com visitas ao topo da montanha Sněžka e à cidade da pedra Adršpach.

Antes da despedida, a semana culminou com o convívio franco entre os diversos participantes, preparando-se um plano de trabalho para se dar início à exploração do próximo elemento natural a abordar, o “Fogo”.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis