chamusca natalmicromineiro slide

coruchereflorestarmacao

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Coruche e da escola básica da Erra entregaram simbolicamente algumas árvores e materiais didáticos ao Agrupamento de Escolas de Mação, para ajudar a reflorestação deste concelho fortemente atingido nos incêndios do último Verão.

O projeto arrancou em novembro de 2017, mês em que a Câmara de Coruche promoveu duas ações de educação para a sustentabilidade no âmbito dos projetos “Florestar Portugal” e da “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”.

No que se refere às atividades dirigidas ao pré-escolar e 1º ciclo, as crianças, na Herdade dos Concelhos, realizaram o envasamento em pacotes tetra pak de plantas de pinheiro manso, sobreiro, murta e medronheiro, já com o objetivo de apoiar a reflorestação em Mação.

Em paralelo, as turmas do 6ºA e do 6ºC do Agrupamento de Escolas de Coruche desenvolveram o projeto “(Re)nascer das Cinzas”, em que os alunos construíram pequenos pinheiros com materiais recicláveis e venderam-nos para angariar fundos.

O dinheiro serviu para comprar materiais didáticos pedagógicos no comércio local com destino às escolas de Cardigos, Carvoeiro e de Mação, (pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Mação), num projeto que contou também com a adesão da Associação de Produtores Florestais de Coruche e da Câmara Municipal.

Na terça-feira, 20 de fevereiro, os estudantes de Coruche foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho de Mação, onde procedeu à entrega dos materiais didáticos e plantaram, de uma forma simbólica, algumas árvores.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves