app chamuscamicromineiro slide

santaremmontadorolhaescolas

Seis escolas básicas do concelho de Santarém vão receber ações de informação e sensibilização ambiental no âmbito do projeto “Do Montado à Rolha”, que a Câmara está a promover pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Corticeira Amorim.

As primeiras ações decorrem no dia 11 de janeiro, na EB de S. Domingos, às 9h30, 11h00 e 14h00, segundo uma nota de imprensa da Câmara de Santarém, onde se lê que este projeto tem “como objetivo despertar o interesse da comunidade escolar pela floresta autóctone, dando a conhecer o ecossistema do montado de sobro e a importância da exploração da cortiça para a sua conservação”.

A ação prevê também que as escolas aderentes promovam uma recolha de rolhas de cortiça para reciclagem, que revertem a favor do programa “Green Cork”, promovido pela Quercus.

“A escola que obtiver maior número de rolhas de cortiça recolhidas por aluno, num período de três meses, será premiada com uma visita de estudo ao Observatório do Sobreiro e da Cortiça e a um montado em processo de descortiçamento, em Coruche, permitindo aos alunos conhecer uma espécie de elevado valor cultural, económico e ambiental”, explica a mesma nota.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis