chamusca appelgalego natal2017

esc sec ctx

As obras de requalificação da Escola Secundária do Cartaxo, que celebrou 37 anos no dia 24 de novembro, vão arrancar em 2018. A garantia é da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão, que visitou o Cartaxo a 28 de novembro.

Na presença da governante e do Delegado Regional de Educação, Francisco Neves, o presidente da autarquia, Pedro Magalhães Ribeiro, revelou que o projeto de arquitetura necessário, cujos custos a autarquia se tinha comprometido a assumir como parte do seu contributo para assegurar as obras, vai ser realizado pelo gabinete de planeamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).

O autarca revelou igualmente que o valor do investimento neste projeto, cuja previsão apontava para os 150 a 200 mil euros, fica assim disponível para ser investido de outro modo em obras de requalificação.

“Da nossa parte teremos ainda de fazer face ao investimento a que nos comprometemos no início da proposta de colaboração com a tutela, ao valor que em 2016 assumimos para que esta obra não perdesse a oportunidade de ser executada”, disse Pedro Ribeiro, referindo-se a 50% da contrapartida nacional das obras.

No que se refere aos estabelecimentos de ensino no âmbito das competências na área da educação atribuídas à autarquia, Pedro Magalhães Ribeiro lembrou que se encontra em execução o Centro Escolar de Pontével, integrado no Agrupamento de Escolas D. Sancho I de Pontével, adjudicado por 1 milhão e 63 mil euros.

"É o maior investimento que faremos no âmbito do atual quadro comunitário de apoio”m sublinhou, acrescentando que desde o início do anterior mandato, a autarquia tem executado obras nas escolas do ensino básico de todo o concelho, quer por intervenção direta, quer através dos acordos de execução com as juntas.

Antes da visita à Secundária, a comitiva visitou a Escola EB 2,3 Marcelino Mesquita, no Cartaxo.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis