chamusca apptagus

abrantesjovemfilosofo

A Câmara Municipal de Abrantes editou em livro um ensaio do jovem João Gaio e Silva, que recebeu uma menção honrosa na III Edição do Prémio do Ensaio Nacional em Ética e Filosofia Prática, 2016, promovido pela Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática.

“O que pode fazer a Filosofia pela tolerância e paz mundial?” é o nome do ensaio do jovem abrantino, que apresentou o seu trabalho no auditório da Escola Secundária Dr. Manuel Constâncio, durante a atribuição dos prémios de mérito aos alunos finalistas dos ensinos secundário e profissional do concelho.

“O conteúdo do ensaio fala de um eu que fala com o outro e para o outro. E fala de uma mensagem de tolerância que, cada vez mais, é importante interiorizarmos na nossa sociedade, tendo em conta o contexto atual em que vivemos”, disse João Gaio e Silva, explicando que o conteúdo da publicação “remete para a dicotomia entre o Homem e a Educação para a tarefa de tornar o mundo um local melhor para viver”.

Nascido a 14 de outubro de 1998 em Abrantes, João Pedro Barbas Gaio e Silva tem 18 anos e é atualmente aluno da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde frequenta a Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais.

Este ensaio está disponível gratuitamente na Biblioteca Municipal António Botto.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões