chamusca appmicromineiro slide

Educação

O CENFIM – Núcleo de Santarém vai iniciar quatro ações de formação gratuita nas áreas de Liderança e Trabalho em Equipa (25 horas); CAD 2D (50 horas); Higiene e Segurança no Trabalho - Cartão Segurcard (25 horas) e Quadros Elétricos de Distribuição (25 horas).

Os interessados em inscrever-se ou obter esclarecimentos devem fazê-lo através do telefone 243 326676 (Ana Paula Arroz) ou e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

escuteiros 1382-azambuja

Cerca de milhar e meio de escuteiros são esperados este fim de semana nas comemorações do “Dia de BP”, uma homenagem anual ao fundador do movimento escutista, o britânico Sir Robert Baden-Powell, que este ano se realiza em Azambuja.

A organização é do Agrupamento 1382-Azambuja, do Corpo Nacional de Escutas e a iniciativa envolverá parte da Região de Lisboa do Corpo Nacional de Escutas num total de cerca de 1.500 escuteiros, com idades a partir dos 6 anos, acompanhados pelos respetivos chefes e também alguns familiares.

A iniciativa começa no sábado, dia 24, com atividades em que se destaca uma vigília na Igreja Matriz, às 21h30, intitulada “Oração de Taizé”. O ponto alto deste “Dia de BP” será no domingo, dia 25, já com a participação também dos mais pequenos – os “lobitos”. Depois de uma concentração na Praça do Município, o evento será assinalado por uma cerimónia de abertura formal, às 10h00 no Pavilhão Municipal. O mesmo local será, pelas 16h00, o palco para a celebração da missa e o momento festivo de encerramento. Pelo meio ficará um conjunto de atividades à descoberta da vila de Azambuja.

Apesar de contar apenas três anos de vida oficial, o “1382” de Azambuja assume a organização deste evento de grande envergadura e, com perto de uma centena de elementos, dá uma prova de grande vitalidade.

coruchereflorestarmacao

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Coruche e da escola básica da Erra entregaram simbolicamente algumas árvores e materiais didáticos ao Agrupamento de Escolas de Mação, para ajudar a reflorestação deste concelho fortemente atingido nos incêndios do último Verão.

O projeto arrancou em novembro de 2017, mês em que a Câmara de Coruche promoveu duas ações de educação para a sustentabilidade no âmbito dos projetos “Florestar Portugal” e da “Semana Europeia da Prevenção de Resíduos”.

No que se refere às atividades dirigidas ao pré-escolar e 1º ciclo, as crianças, na Herdade dos Concelhos, realizaram o envasamento em pacotes tetra pak de plantas de pinheiro manso, sobreiro, murta e medronheiro, já com o objetivo de apoiar a reflorestação em Mação.

Em paralelo, as turmas do 6ºA e do 6ºC do Agrupamento de Escolas de Coruche desenvolveram o projeto “(Re)nascer das Cinzas”, em que os alunos construíram pequenos pinheiros com materiais recicláveis e venderam-nos para angariar fundos.

O dinheiro serviu para comprar materiais didáticos pedagógicos no comércio local com destino às escolas de Cardigos, Carvoeiro e de Mação, (pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Mação), num projeto que contou também com a adesão da Associação de Produtores Florestais de Coruche e da Câmara Municipal.

Na terça-feira, 20 de fevereiro, os estudantes de Coruche foram recebidos no salão nobre dos Paços do Concelho de Mação, onde procedeu à entrega dos materiais didáticos e plantaram, de uma forma simbólica, algumas árvores.

Santarém: Carnaval Escolar