chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

Educação

rotarios str alunos

O Rotary Clube de Santarém entregou esta terça-feira, 16 de outubro, os prémios de mérito aos melhores alunos de 7 escolas do concelho de Santarém. A cerimónia, referente ao ano letivo passado, realizou-se na Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, perante uma sala repleta de convidados, diretores dos vários estabelecimentos de ensino, professores, alunos e seus familiares.

O Rotário Francisco Infante Mendes explicou que estes prémios pretendem não só valorizar o percurso académico de cada aluno, mas também outras características tão essenciais e fundamentais na sua formação e crescimento, como o comportamento social, a capacidade de liderança e a solidariedade humana.

Os alunos que receberam o diploma de mérito e um prémio pecuniário foram os seguintes:

  • Joana Sofia Ferreira Soares de Albergaria do Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, melhor aluna do 12º ano – Prémio Rotary Clube de Santarém
  • Carolina MariaJusto Filipe Mendes do Agrupamento de Escolas Dr. Ginestal Machado, melhor aluno do Curso de Economia – Prémio Manuel Lopes Branquinho
  • Ricardo André Meira Neves do Conservatório de Música de Santarém, melhor aluna de órgão – Prémio Francisco Pereira Viegas
  • João Nuno Vicente Canedo da Escola Superior Agrária de Santarém – Prémio Rotary Clube de Santarém
  • Marcos André Gonçalves Gomes da Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém – Prémio Rotary Clube de Santarém
  • Jessica Narciso Mendes da Escola Superior de Saúde de Santarém, melhor aluna do Curso de Enfermagem – Prémio Rotary Clube de Santarém
  • Tiago Alexandre Lopes Gonçalves da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, melhor aluno do Curso de Eletricidade e Eletrónica – Prémio José João Conde Esperto.

salvaterraunivseniornovoano

A Universidade Sénior de Salvaterra de Magos iniciou o ano letivo 2018 / 2019 com cerca de 130 alunos inscritos, um número que o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos considera demonstrar “o interesse que este projeto vai tendo junto da comunidade”.

“Espero que frequentem com ânimo e entusiasmo as disciplinas nas quais se inscreveram”, disse Hélder Esménio durante a cerimónia de abertura do novo ano letivo, que decorreu na segunda-feira, 15 de outubro, no auditório do Cais da Vala.

Os estudantes seniores podem optar entre mais de duas dezenas de disciplinas, contando com duas novidades, a reintrodução da Literatura e Cultura Portuguesa e a criação de uma nova disciplina de Ciências da Natureza.

Aguarela, Dança, Coro, Costura, Yoga, Desporto sénior, Hidroginástica, Adaptação ao meio aquático, Francês, Inglês, Informática, Direito, Clube de leitura, História Universal, Boccia, Biologia, Compreender as Sociedades Atuais, Literacia e Saúde e Bem Estar são outras das áreas que se encontram à disposição dos alunos, numa universidade onde, ao longo do ano, serão realizados workshops e visitas de estudo temáticas.

torresnovasticentrega

Tablets, quadros interativos e computadores portáteis são alguns dos equipamentos informáticos que a Câmara de Torres Novas entregou às escolas dos agrupamentos Gil Paes e Artur Gonçalves, na passada segunda-feira, 15 de outubro.

Os equipamentos, segundo uma nota de imprensa da autarquia torrejana, foram adquiridos no âmbito da candidatura apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo ao Centro 2020, na operação “Planos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar”.

Esta candidatura enquadra-se “no âmbito da prioridade de redução e prevenção do abandono escolar precoce e estabelecimento de condições de igualdade no acesso à educação infantil, primária e secundária”, explica a mesma nota.

Com um valor a rondar os 60 mil euros, os dois agrupamentos repartiram entre si, no total, dois écrans interativos, duas câmaras de filmar, 64 tablets, 30 computadores portáteis e 10 projetores,

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis