chamusca apptagus

Educação

cartaxolegorobotica

O pavilhão municipal de exposições do Cartaxo vai receber a “Semana de Aventura” entre os dias 19 e 24 de setembro, numa iniciativa dedicada aos mais novos que vai aliar as peças de brincar da Lego ao mundo da robótica e da programação informática.

Organizada pelo Grau-de-Prova, um centro de estudos no Cartaxo, a Portugal Didático e a Câmara Municipal, esta “Semana da Aventura” permitirá aos apaixonados da Lego construir naves e estações espaciais, seres extraordinários controlados à distância de um click, ou carros ultrarrápidos, entre tudo o que a imaginação permitir.

As escolas e jardins de infância têm entrada reservada e gratuita nos dois primeiros dias, de 19 a 21 de setembro, sendo que a iniciativa estará aberta ao público em geral a partir do dia 22.

Para as crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo, haverá sessões lúdico-pedagógicas para desenvolvimento de competências básicas de montagem de legos, através kits didáticos, ao passo que, para os alunos dos 2º e 3º ciclos e do ensino secundário, estão previstas sessões de formação e workshops interativos sobre robótica.

torresnovasriachosoficinasteatro

A Casa do Povo de Riachos, no concelho de Torres Novas, vai acolher oficinas de teatro para crianças e jovens, entre os dias 21 de agosto e 1 de setembro, numa iniciativa dinamizada pelo formador Hugo Gama.

Estes workshops para atores de palmo e meio decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 15 e as 16h45 para crianças dos 6 aos 11 anos, e das 17 às 19 horas para jovens com mais de 12 anos.

A organização das oficinas está a cargo da “Paralelo 39 - Associação Cultural de Saberes e Artes”, podendo as inscrições ser efetuadas através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Além de servirem de ocupação durante as férias escolares de Verão, esta iniciativa visa sensibilizar os mais jovens para vários aspetos das artes de palco, como o jogo teatral, a criação de personagens, a construção de máscaras e a introdução ao texto dramático.

santaremSCMSmanualabandono

A Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS) lançou esta terça-feira, 8 de agosto, o “Manual de Boas Práticas no Combate ao Abandono Escolar”, um livro que resulta do trabalho desenvolvido e da partilha de experiências no âmbito de ter sido convidada a integrar o projeto “EDU-ACTION”.

O projeto contou com a participação de organizações de seis países, a “Per Esempio”, de Itália, a “Fekete Sereg Ifjusagi Egyesulet”, da Hungria, a “Future au Présent”, do Senegal, a “Jeevanrekha Parishad”, da India, a “Fundación Aprendizaje en Acción”, da Bolívia, e SCMS, de Portugal.

Os técnicos da equipa portuguesa foram recebidos pelas organizações do Senegal e da Índia, ao passo que Misericórdia de Santarém acolheu um técnico senegalês e outro indiano.

O intercâmbio dos técnicos decorreu nos meses de fevereiro e março de 2017, e permitiu uma partilha de experiências que foi determinante na construção do produto final deste projeto, um manual de boas práticas para ser disponibilizado gratuitamente, a nível internacional.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões