chamusca appcoruche sabores-tasquinhas

Educação

santaremescolaherculanolaco

A equipa de educação para a saúde do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano associou-se à campanha de prevenção dos maus tratos na infância, a convite da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Santarém.

Esta é uma iniciativa que pretende sensibilizar a comunidade escolar para os direitos das crianças e jovens, e prevenir ou pôr termo a situações que possam pôr em risco a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

A comunidade educativa da Alexandre Herculano vestiu se de azul para assinalar o arranque da iniciativa, ao passo que as escolas primárias do agrupamento montaram um laço humano, também da cor azul.

Durante este mês, estas questões vão ser trabalhadas nas aulas de direção de turma, e todos os alunos vão participar em atividades que visam sensibilizá-los para o assunto.

alcanenanersantempjovem

A Escola Secundária de Alcanena, com a ideia “Eucalygrape Leather”, foi a vencedora da “Melhor Ideia Empresarial” da área do Médio Tejo, no âmbito do projeto “EmpreEscola - Vive o Empreendedorismo”, promovido pela Nersant.

A escolha do júri foi divulgada esta quarta-feira, 18 de abril, durante o Fórum do Empreendedorismo realizado no centro cultural do Entroncamento.

O grupo de alunas, que trabalhou na produção de pele biológica com produtos endógenos naturais, “vai agora poder usufruir de 750 euros em material informático, bem como apoio técnico para a concretização da ideia numa empresa, caso assim o pretenda”, explica uma nota de imprensa da Nersant.

A secundária de Alcanena vai ainda representar a região no concurso regional de ideias de negócio nas escolas, promovido pela CCDR Centro, que se realizará no dia 7 de junho na Covilhã.

Do pódio, fizeram ainda parte a “Ideia Mais Inovadora”, atribuída à Escola Profissional de Tomar, que apresentou o projeto “Conventitos”, um negócio de criação de chocolates alusivos ao Convento de Cristo, símbolo emblemático da cidade, e o “Melhor Trabalho de Equipa”, atribuído ao projeto The Perfect Gift, da Escola Verde Horizonte de Mação, que se prende com o desenvolvimento de uma plataforma de venda de presentes.

santaremginestalmorcegos

Um grupo de alunos da Escola Secundária Ginestal Machado, em Santarém, acompanhados pelos professores Fabíola Cardoso e Marco Silva, participaram num campo científico sobre morcegos que decorreu no Centro de Ciência Viva do Alviela, em Alcanena.

Esta atividade, que envolveu um total de 60 alunos do secundário de escolas de Santarém, Leiria e Torres Novas, permitiu aos jovens participar em ações de conservação dos morcegos, promovidas por investigadores e especialistas que desenvolvem o seu trabalho nas grutas maternidade do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Para muitos, foi a primeira vez que viram de perto um morcego no seu habitat natural e puderam conhecer os segredos da ecolocalização, ou a forma se orientam e caçam no escuro.

Cerimónia de Apresentação Santarém Cup 2018