chamusca princepezinhocms banner carnaval

Categoria: Economia

barquinhapostocarregamentoeletrico

A Barquinha já tem em funcionamento um posto de carregamento de veículos elétricos, instalado na Rua Marechal Carmona, em frente à Igreja Matriz da vila.

Com capacidade para dois veículos, trata-se de um carregador rápido com um tempo de 20 a 30 minutos.

Segundo uma nota de imprensa da autarquia, os carregamentos serão gratuitos nestas primeiras semanas de período experimental, após o qual “passarão a ser praticados os preços comuns à restante rede pública nacional”.

A medida surgiu na sequência do Protocolo de Colaboração Institucional “Promoção da Mobilidade Elétrica na Região do Médio Tejo” celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a MOBI.E (Mobilidade Elétrica) para a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos nos municípios da CIMT.

Na primeira fase deste projeto piloto foram abrangidos os municípios de Vila Nova da Barquinha, Abrantes, Entroncamento e Sertã, que dispõem de duas tomadas com 22 kW de capacidade cada.

A Câmara Municipal da Barquinha criou também um “plano municipal para a mobilidade elétrica”, um documento que enquadra e programa as ações e medidas de incentivo, e onde se destacam a criação de estacionamentos dedicados para veículos elétricos e a adoção de veículos elétricos na renovação da frota municipal.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves