chamusca bibliotecamicromineiro slide

Categoria: Economia

caralhotas

A caminho da tão desejada certificação, as caralhotas de Almeirim, bolas de pão caseiro, cozidas em forno de lenha, típicas deste concelho, representam já entre um milhão a um milhão e meio de euros em vendas.

Segundo o presidente da Câmara de Almeirim, Pedro Ribeiro, atualmente vendem-se anualmente cerca de 3 milhões de caralhotas, um número que deverá subir se a certificação for obtida.

Pedro Ribeiro revela que o processo está a seguir o seu processo normal e que a câmara e a Associação de Comerciantes de Almeirim já têm o caderno de especificações das caralhotas de Almeirim para entregar ao Ministério da Agricultura.

A entrega vai acontecer esta quinta-feira, durante a cerimónia de inauguração da requalificação das antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em Almeirim, que acolhem, desde 2014, a sede da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Tejo.

Além do pão, Almeirim tem a correr os processos para certificação de outros produtos do concelho, como a Sopa da Pedra e o melão.

NOTÍCIA RELACIONADA:

“Caralhota” de Almeirim a caminho da certificação

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis