chamuscal apartilhatecfresh2018 slide

Categoria: Economia

abrantesTAGUSapoios650

A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) está a receber candidaturas de projetos enquadrados nas tipologias “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola” e “Renovação de Aldeias” para os concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, no valor total de 650 mil euros.

Os projetos a candidatar à ação “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola”, segundo uma nota de imprensa da associação, “devem estimular dinâmicas económicas complementares à agricultura”, numa linha de apoio que tem o concurso aberto até 30 de outubro e tem disponíveis 177 mil euros.

Esta medida, juntamente com a ação “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”, aberta até ao final deste mês e dirigida a lagares, adegas, a produtores de compotas, a fabricantes de produtos à base de carnes, entre outros, “somam uma dotação orçamental de cerca de 280 mil euros para apoiar projetos de beneficiários privados, sejam pessoas singulares ou coletivas”.

Já para entidades públicas e colectividades, a TAGUS tem disponíveis 274 mil euros, no âmbito do DLBC Rural, em que 119mil euros correspondem à dotação orçamental do concurso para a ação “Renovação de Aldeias”, para investimentos que preservem, conservem e valorizem elementos patrimoniais locais, paisagísticos e ambientais, com reconhecido interesse da comunidade.

Este aviso pode receber candidaturas até dia 15 de Novembro, que no caso de serem aprovadas terão metade das despesas elegíveis apoiadas.

O aviso das “Cadeias Curtas e Mercados Locais”, aberto até 15 de outubro, é dirigido a parcerias de produtores agrícolas, autarquias locais, entre outros beneficiários, e permite a aquisição de bancas de venda, conceção de embalagens, e modernização de mercados.

Simulacro da Proteção Civil no Entroncamento - Fotos: José Neves