chamusca ehtoiromicromineiro slide

Categoria: Economia

iluminacao led santarem

A Câmara de Santarém espera poupar cerca de 243 mil euros por ano com a substituição de 35% das luminárias do concelho por lâmpadas com tecnologia LED.

A substituição iniciou-se esta semana e as zonas de intervenção estão espalhadas um pouco por todo o concelho. No total, são instaladas 8077 novas luminárias, repartidas pelos 7737 pontos de luz a intervencionar.

Esta operação de melhoria da eficiência energética na iluminação pública tem como objetivo melhorar a qualidade e níveis de iluminação associados ao atual parque de luminárias no concelho e consequentemente a redução da fatura energética, com vista a apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono.

O projeto consiste na substituição de luminárias equipadas com lâmpadas de descarga (vapor de mercúrio e vapor de sódio de alta pressão) obsoletas e/ou com mais de 10 anos de vida útil, por luminárias de tecnologia LED, mais eficientes, de menor consumo energético, elevado rendimento e com índices de restituição cromática mais elevados.

Este projeto teve início em 2014 e envolve os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo - CIMLT, num total de 42 mil luminárias substituídas nestes concelhos que representará uma poupança global de cerca de 1.2 milhões de euros por ano, num investimento total de cerca de sete milhões de euros comparticipados a 95 por cento.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis