chamusca bibliotecatecfresh2018 slide

Categoria: Economia

vinhos prova

O CNEMA, em Santarém, recebe a partir desta segunda-feira, 14 de maio, mais uma edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal que vai apreciar 1.307 vinhos, de 372 produtores, que serão avaliados em prova cega por um júri composto por especialistas de vinhos portugueses e estrangeiros, entre enólogos, jornalistas e ‘sommeliers’.

O objetivo da ViniPortugal, uma associação interprofissional que aposta na promoção internacional dos vinhos portugueses, é divulgar a marca ‘Vinhos de Portugal/Wines of Portugal’ e afirmar Portugal como um país produtor de vinho de qualidade junto de especialistas e influenciadores internacionais.

O concurso inclui ações dirigidas aos jurados internacionais, como a realização de ‘master-classes’ para dar a conhecer a diversidade e especificidade dos vinhos nacionais, jantares vínicos e visitas a produtores, para apresentar alguns projetos de sucesso na produção de vinhos de excelência em diferentes regiões do país.

Após esta primeira fase de escolhas, em Santarém, o concurso prossegue em Lisboa, com o Grande Júri, que integra quatro especialistas de renome internacional, a reunir-se no Instituto da Vinha e do Vinho na quinta e sexta-feira, para atribuir as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano. Os prémios serão entregues na sexta-feira à noite, numa gala a decorrer no Convento do Beato, Lisboa.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis