app chamuscabanner festas coruche

Categoria: Economia

almeirimbenficaenguias

A terceira edição do certame gastronómico “quinzena da enguia” de Benfica do Ribatejo, concelho de Almeirim, arrancou oficialmente esta sexta-feira, 20 de abril, e vai prolongar-se até dia 6 de maio.

Durante as próximas duas semanas, as ementas de quatro restaurantes da freguesia vão dar um destaque especial aos pratos confecionados à base deste peixe do rio, com fortes tradições culinárias no concelho e em toda a lezíria do Ribatejo.

A exemplo do ano passado, aderiram ao certame os restaurantes “O Cambaia”, “Constantino das Enguias”, “Central do Ribatejo” e “A Padeirinha”, que, aliás, servem este petisco aos apreciadores durante praticamente todo o ano.

Enguia frita com arroz de feijoca, de caldeirada, grelhada ou ensopado de enguia são alguns dos pratos à espera dos visitantes, uma vez que esta “quinzena da enguia” tem por objetivo reforçar a visibilidade de Benfica do Ribatejo, e estimular o tecido económico e turístico local.

Em jeito de aperitivo, refira-se que, em 2017, foram consumidas cerca de 1,3 toneladas de enguias durante as duas semanas do certame.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis