chamusca ehtoiromicromineiro slide

Categoria: Economia

cartaxoconcursovinhos

As provas do “XIX Concurso de Vinhos do Tejo” e do “XXXIV Concurso de Vinhos do Concelho do Cartaxo – O Melhor Vinho na Produção” reuniram este ano 113 vinhos de 56 produtores, um aumento em relação aos números registados em 2017.

No total, os enólogos e especialistas provaram e avaliaram 54 vinhos tintos, 42 vinhos brancos e 17 vinhos rosé, numa sessão realizada no Centro de Promoção Vitivinícola do Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo.

Dos produtores a concurso, 24 são do concelho, e os restantes 32 de outros municípios.

Na opinião de Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), que tem sede no Cartaxo, “a crescente presença de produtores nos dois concursos, assim como, a qualidade dos vinhos que apresentam, demonstram a importância do concurso".

As provas dos dois concursos tiveram José Rodrigues como presidente do júri, formado por mais onze provadores: Carlos Sardinha, Pedro Gil, Helena Mira, Verónica Pereira, Francisco Cruz Ferreira, Alice Simões, Rita Conim Pinto, Gisela Machado, Carmen Santos, Maria Vicente e Maria Lucinda Abrantes.

Como habitualmente, a cerimónia de entrega dos prémios dos dois concursos vai decorrer durante Festa do Vinho & do Chocolate, que se realiza entre os dias 27 de abril e 1 de maio, no Pavilhão Municipal de Exposições.

Este ano, para além da entrega de prémios, vai ainda ser possível provar os vinhos vencedores nas várias categorias, naquela que será a primeira prova de vinhos da festa.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis