chamusca ehtoiromicromineiro slide

Categoria: Economia

startup01

Dois anos após a sua inauguração, a Startup Santarém, uma incubadora de empresas criada na sequência de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Empresarial da Região de Santarém (NERSANT), está completamente cheia e precisa de se expandir para acolher mais empreendedores.

O segundo aniversário foi comemorado esta quinta-feira, 22 de março, numa sessão de sala cheia que contou com os principais responsáveis das duas organizações parceiras na criação da startup e de muitos empresários, a maior parte, com instalações no espaço da incubadora, na antiga Escola Prática de Cavalaria.

A presidente da direção da NERSANT, Maria Salomé Rafael, destacou o facto de todos os espaços estarem ocupados, ao ponto de ser urgente avançar com a já prevista ampliação da área destinada à incubação de empresas.

"Espero que daqui a um ano seja possível estar a inaugurar o novo espaço", afirmou a responsável, revelando que atualmente a Startup conta com um total de 40 empresas em incubação física, cowork partilhado, incubação virtual e exits.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, fez igualmente uma avaliação muito positiva destes dois anos de atividade da Startup, considerando que, ao contrário do que outros diziam, ficou provado que a autarquia fez melhor em avançar com esta parceria com a NERSANT do que ter avançado sozinha para o projeto.

"Não quer dizer que não conseguíssemos ter sucesso sozinhos mas fica provado que ao estabelecermos estas sinergias com a NERSANT tomámos a decisão correcta", disse o autarca.

 

Santarém acima da média nacional

startup02Para quem diz que Santarém está parada no tempo e olha parta o concelho de forma "pouco assertiva", Ricardo Gonçalves revelou alguns números do Instituto Nacional de Estatística que revelam que o concelho está a crescer e acima da média nacional e a proporcionar ótimas oportunidades a quem nele vive.

Um dos mais relevantes é a taxa de desemprego, uma das mais baixas do país, que faz inclusivamente com que algumas empresas tenham dificuldade em contratar recursos humanos, sobretudo mão de obra qualificada.

Segundo o autarca, em 2017 foram criados cerca de 700 novos postos de trabalho e nasceram no concelho cerca de 160 novas empresas. Outro dado muito relevante é o facto das exportações no concelho terem crescido cerca de 13%, uma das maiores taxas do país.

O presidente da Comissão Executiva da NERSANT, António Campos, revelou outros números que colocam a região no topo do crescimento nacional, com a Startup a ter um papel decisivo.

"25 por cento das empresas criadas passaram pela Startup" disse António Campos, destacando o trabalho de toda a equipa de empreendedorismo e o facto de, dois anos depois, apenas 8% das empresas criadas terem fechado, contra os cerca de 50% da média nacional.

Outro dado relevante é o facto da NERSANT ser responsável por cerca de 20 por cento dos Vale Incubação (apoios a projetos simplificados de empresas com menos de um ano na área do empreendedorismo) aprovados no país (18 em 98) .

A Startup Santarém, inaugurada no dia 19 de março de 2016, tem sede nas antigas instalações da Escola Prática de Cavalaria e o objetivo de acolher empreendedores, instalando, incubando e acelerando as suas empresas.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis