app chamuscamicromineiro slide

Categoria: Economia

abrantetaguslisboamostra

As tradições pascais de Abrantes, Constância e Sardoal, vão estar em destaque no largo do Intendente, em Lisboa, no próximo dia 14 de março.

O objetivo desta iniciativa, organizada pela Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) e pelos respetivos municípios, é “mostrar as particularidades das festas da Boa Viagem de Constância, as singularidades da semana santa do Sardoal, a doçaria associada e identitária da região e o artesanato e produtos tradicionais associados a esta época festiva”.

“Os lisboetas e visitantes da capital poderão assistir à recriação de um tapete de flores naturais, como os que adornam o chão das igrejas e capelas de Sardoal durante a Páscoa, e à elaboração de um corredor de arcos com flores de papel, à semelhança dos que decoram as ruas da vila de Constância durante as festas da Boa Viagem, que têm o seu ponto alto na procissão de barcos engalanados pelo rio Tejo”, explica a Tagus.

Em complemento à viagem imaginária, haverá uma pequena exposição de fotografias dessas duas celebrações e a projeção de um vídeo identitário da fé e religiosidade da região.

A iniciativa conta também com a participação de diversos artesãos e produtores destes três concelhos, que vão mostrar produtos como velas de cera natural, relicários e amêndoas, entre outros.

O almoço, no restaurante E Tem Dente, terá na ementa as tigeladas do Sardoal e os conventuais queijinhos do céu, de Constância.

Partida em Coruche do Grande Prémio de Ciclismo Abimota - Fotos: João Dinis