chamusca appcoruche ficor

Categoria: Economia

ouremnersantstartup

A Nersant e a Câmara Municipal de Ourém vão formalizar um protocolo para a criação de uma incubadora de empresas, estrutura que visa servir de apoio ao empreendedorismo e à instalação de novos projetos de negócios no concelho.

A instalação da Startup Ourém está prevista para o edifício que foi sede do Centro de Recuperação Infantil Ouriense, após a realização das obras necessárias à adaptação do espaço, e deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2018.

De acordo com o protocolo, “a Startup Ourém terá como funções dinamizar o empreendedorismo através do apoio a empreendedores que queiram criar a sua empresa”, explica uma nota de imprensa da associação empresarial.

A incubadora servirá ainda para “prestar aconselhamento a apoio técnico aos empreendedores e às empresas, disponibilizar espaço para a instalação de empresas recém-constituídas ou em fase de desenvolvimento, criar um canal facilitado para processos de licenciamento de cariz empresarial e desenvolver ações para atração de novos investidores, em particular investimento externo”, explica a mesma nota.

Caberá ao município encaminhar para a Nersant os “novos projetos empresariais que pretendam fazer uma primeira instalação, bem como aqueles que pretendam expandir a sua atividade”, para que a associação “possa, no quadro das suas funções e competências específicas, apoiar o desenvolvimento da ideia de negócio e / ou do projeto empresarial”.

De acordo com a Presidente da Direção da Nersant, Maria Salomé Rafael, "este é mais um passo no âmbito da criação da Startup Ribatejo", uma rede inter-regional de apoio ao empreendedorismo liderada pela associação empresarial.

"Em 2016 criámos com o Município scalabitano a Startup Santarém, e estão agora lançados os alicerces para a criação da Startup Ourém. Nos nossos planos está também a criação de estruturas semelhantes em Alcanede e em Coruche e trabalhamos já também com Rio Maior e Mação. Esperamos ainda, a curto prazo, criar a Startup do Almonda, em Torres Novas", fez saber a responsável.

Inauguração Sabores do Toiro Bravo, em Coruche - fotos João Dinis