chamusca appelgalego natal2017

Categoria: Economia

startup duplicar

Inaugurada há cerca de um ano, a Startup Santarém atingiu o limite da sua capacidade e vai ter de duplicar o espaço. A notícia foi dada esta quinta-feira, 30 de novembro, pela presidente da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant), Maria Salomé Rafael, no encerramento do II Fórum de Inovação e Empreendedorismo que decorreu entre ontem e hoje em Santarém.

“A Startup de Santarém é um exemplo do trabalho desenvolvido e da nossa aposta na inovação”, sublinhou a dirigente, confirmando que o espaço está completamente lotado, com 43 empresas a trabalhar, o que vai obrigar à sua ampliação.

A Presidente da Nersant referiu ainda que brevemente será criada a Startup de Alcanede, dando mais um impulso à região.

“Nos últimos 4 anos, apoiámos 1934 empreendedores, apoiámos diretamente a criação de 439 empresas e, só neste ano, já apoiámos a criação de 83 empresas. Estes números traduzem-se num investimento de 8,7 milhões de euros e na criação de 693 novos postos de trabalho", resumiu Salomé Rafael.

Resultados que foram sublinhados pela Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann, que defendeu que o ecossistema empreendedor pode ajudar todas as empresas na transição para a indústria 4.0, e reconheceu ainda o empenho da Nersant.

A secretária de Estado reconhece que um dos potos fulcrais é o acesso ao financiamento, tendo anunciado que, por isso mesmo, o Governo entre financiamento público e privado vai disponibilizar 280 milhões de euros para apoiar o empreendedorismo e alavancar as startups.

Já o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, afirmou que os autarcas da região têm o trabalho facilitado pelo trabalho desenvolvido pela Nersant, que tem um grande dinamismo, o que tem contribuído muito para o desenvolvimento da região".

No final das intervenções foram entregues os certificados para os empreendedores que criaram empresas em 2016 e 2017 e para os vencedores de concursos de ideias de negócios no âmbito do projeto Ribatejo Empreende.

Já de manhã, cerca de 20 startups tinham feito pitchs a investidores para apresentar os seus projetos.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis