chamusca apptagus

Categoria: Economia

almeirimfestivalsopapedra

A cidade de Almeirim vai acolher a 5ª edição do Festival da Sopa da Pedra e do Petisco entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, numa iniciativa de promoção gastronómica onde não faltarão demonstrações de artes culinárias, provas de vinhos, expositores locais e animação musical.

O parque das Tílias, junto à Praça de Touros de Almeirim, foi o espaço escolhido para montar o recinto, onde os visitantes encontram as iguarias gastronómicas que servem de mote ao festival.

Entre as novidades para esta edição, destaque para a noite de 2 de setembro, uma vez que a “Al Colour Night Run” vai terminar dentro do recinto, numa parceria entre a Associação 20 kms de Almeirim, que organiza a corrida, e a Câmara Municipal e a Confraria Gastronómica de Almeirim, que asseguram a realização do festival.

O festival tem como madrinha a chefe Irene Pimenta, que, no domingo, 3 de setembro, vai fazer uma demonstração gastronómica em que convida os participantes a descobrir o ingrediente secreto da receita, à troca de prémios de participação.

A organização mantém a parceira solidária com duas instituições locais, a ProAbraçar e a Fraterna Ajuda Cristã (FAC) na recolhe de alimentos para os mais desfavorecidos, assim como a parceria com a MOV para mais uma rota do frade pelo comércio tradicional.

No que se refere à música, a banda Geração XXI atua no primeiro dia, seguida pela artista Rosinha (31 de agosto), The Pilinha seguidos pelos DJ Tiago Leiria (1 de setembro), DFB (2 de setembro), e Xerife, no dia do encerramento.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões