chamusca appmicromineiro slide

Categoria: Economia

arroz

A Câmara de Benavente vai realizar este fim de semana, de 19 a 21 de maio, o primeiro Festival do Arroz Carolino das Lezírias Ribatejanas, uma iniciativa que pretende aproveitar este produto endógeno para criação de produtos turísticos no concelho.

O festival envolve um vasto número de iniciativas, incluindo a presença de 11 chefes na tenda que será instalada no campo da feira de Samora Correia, espaço que terá ainda street food, esplanadas, áreas de artesanato e exposições.

Do programa de animação do festival destacam-se as atuações de António Zambujo (sexta-feira), The Gift (sábado) e Virgul (domingo), além de espetáculos de dança, folclore e teatro. No domingo realiza-se a “corrida/caminhada do arroz” na Rota das Lezírias, que liga Benavente a Samora Correia.

Na apresentação da iniciativa, o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, salientou a importância do festival na construção do Plano Estratégico de Valorização e Comunicação Turística do concelho e na estruturação da oferta turística em que o arroz carolino produzido na zona surge associado ao rio Tejo, ao montado, à várzea, à lezíria, ao cavalo, ao touro, e ao golfe.

Segundo o plano, e numa estratégia a dez anos, o arroz é apontado como um dos produtos essenciais para criar a marca “Benavente, terra do arroz carolino”, que além do festival, será potenciada por um centro de interpretação, um mercado do arroz (para exposição, degustação e venda), a musealização “in loco”, a criação de um blogue com receitas, a divulgação pelo mundo em viagens com sabores e o recurso às novas tecnologias.

Conheça o programa de todas as atividades AQUI.

XTerra Golegã - Fotos Carlos Simões