chamusca appfestival bike2017

Categoria: Economia

benaventeespargostubaras

Santo Estêvão, freguesia do concelho de Benavente, vai promover uma mostra gastronómica de pratos com túbaras e espargos selvagens entre os dias 18 de março e 30 de abril.

O repto partiu da Junta de Freguesia, que desafiou alguns gastrónomos e restaurantes locais a transformar em petiscos e iguarias estes dois produtos da terra, que são ingredientes bastante apreciados na região.

As túbaras são um tubérculo, tipo batata, com um sabor muito característico, e que podem ser cozidas, fritas, grelhadas ou cozinhadas de cebolada.

Os espargos são uma planta selvagem que rebenta junto dos sobreiros e que pode ser confecionada isoladamente, cozida, frita ou grelhada, para acompanhar com carne ou peixe, ou usado como petisco quando frito com ovos mexidos.

Além dos pratos com estes dois alimentos nas ementas dos restaurantes, os visitantes podem ainda assistir a demonstrações de showcooking ao ar livre junto ao mercado da freguesia), aos sábados de manhã, e participar em passeios e caminhadas pela charneca da freguesia.

Operações de busca e resgate aquático - Fotos João Dinis