chamusca ascensao2017fna2017

Categoria: Economia

 

A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) está a desafiar as empresas ribatejanas a candidatarem-se a projeto PPEC RIBATEJO, criado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos com o objetivo de promover a implementação de medidas que visem a adoção de hábitos de consumo e de equipamentos mais eficientes por parte dos consumidores de energia elétrica.

O projeto, financiado a 80% a fundo perdido, pretende responder a este objetivo através de duas tecnologias diferentes. Os destinatários do projeto - que podem ser entidades do setor agrícola ou industrial - poderão optar pela instalação de equipamento com um nível de eficiência superior para o aquecimento de águas através de bombas de calor com coletor híbrido e/ou optar pela instalação de sistemas de iluminação eficiente, nomeadamente, novas lâmpadas de alto rendimento.

Na primeira solução, o projeto apoia a instalação de bombas de calor para águas quentes sanitárias (AQS) e a substituição de termoacumuladores elétricos em 40 empresas, equipamentos com uma vida útil de cerca de 20 anos, sendo os valores investidos pelas empresas recuperados ao fim de três anos.

Quanto à instalação de sistemas de iluminação eficiente, o programa apoia a substituição de lâmpadas tubulares fluorescentes T8 por tubos LED de 9W, 18W e 26W em conjuntos que atinjam o valor total de 4.000 euros, sendo que são apoiados no máximo 40 destes conjuntos. No final da sua vida útil - 7 anos - as empresas terão poupado 12.000 euros (poupança anual de 1.834,80 euros), o que significa que terão recuperado o investimento em menos de 6 meses.

Foram apresentadas ao PPEC 2017-2018, 224 medidas por 79 promotores, sendo o projeto da NERSANT uma das 75 medidas aprovadas.

As empresas interessadas podem obter mais informações através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 249 839 500.

Balonismo em Coruche - Fotos João Dinis