chamusca appelgalego natal2017

Categoria: Economia

albino maria

O Agrocluster Ribatejo dinamizou em Santarém, no dia 13 de dezembro, um seminário sobre "Novos Produtos e Técnicas de Promoção", com o objetivo de preparar os empresários na identificação de tendências para o lançamento de novos produtos no mercado, bem como desenvolver estratégias para a sua promoção.

No primeiro dos temas abordados - "Tendências de Novos Produtos", Carlos Lacerda, diretor de Negócios Internacionais da CH Consulting, explicou que o mercado da alimentação requer conhecimentos específicos e uma capacidade de antecipar a procura e o consumo alimentar num horizonte de cinco anos.

O especialista identificou também alguns aspetos que podem interferir nas tendências do consumo, nomeadamente a evolução da sociedade, a demografia, o desenvolvimento urbano, as tecnologias e os novos hábitos de vida, tidos como essenciais para planear o modelo de negócio e o posicionamento da empresa.

Ana Osório, consultora sénior de Trade Marketing, abordou o segundo tema do seminário – "Promoção e Marketing de Produtos Alimentares", explicando que 76% das decisões de compra são feitas no ponto de venda e que os produtos alimentares, sendo produtos de grande consumo, são objeto de técnicas de comercialização e promoção muito exigentes, requerendo por vezes um altíssimo sobre o plano, estratégia e operacionalização.

Este foi o segundo seminário realizado ao abrigo do Agrocapacita - Capacitação do Setor Agroalimentar. Trata-se de um projeto financiado pelo Alentejo 2020 que tem como objetivo preparar as empresas do setor agroalimentar para enfrentar os desafios que decorrem de dinâmicas de mercados altamente exigentes e competitivos, exigindo um esforço de inovação crescente, para o qual o acesso à informação é fator crítico de sucesso.

No âmbito deste projeto, serão organizados mais três seminários pelo Agrocluster Ribatejo nesta região do país.

Futebol: Jogo Coruchense x Mondenense | Fotos: João Dinis